top of page
  • Foto do escritorIsis Teixeira

Salmoura

Atualizado: 23 de jul. de 2021

Uma conserva de legumes rápida de fazer e deliciosa de experimentar..

Fermentado. Fortalece a microbiota intestinal e o sistema imunitário (imunológico).
Beneficia nosso sistema digestivo, ajuda a restabelecer e a diversificar a nossa microbiota, auxilia a decompor os alimentos que consumimos, em formas mais facilmente assimiláveis pelo organismo.

Validade: 3 dias a 3 meses ou mais.

Tempo de Preparo: 90 minutos no máximo.

Materiais: Pote de boca larga. Esta receita está para um pote com capacidade de 500g.


Ingredientes:

Vegetais à escolha. Rábanos, nabos, cenouras, beterrabas, alho francês (poró), pimentos (pimentões), brócolos (brócolis), couve flor…

1 col de Sopa de Sal por litro*(comece com pouco menos, acrescente se necessário depois de provar).


Opcional: Temperos à escolha também podem ser experimentados, como: alho, gengibre, funcho, pimentas, aipo, sementes de coentro, alecrim…

Importante!

Escolha Legumes, Verduras e Especiarias que sejam mais rijos (rígidos), pois têm uma durabilidade maior.


Modo de Preparo:


Prepare os Vegetais. Lave bem os vegetais que escolher utilizar. Corte-os em uma tigela grande. Pode experimentar diferentes cortes e tamanhos.


*Salgue e tempere. Coloque o sal aos poucos em 250ml de água potável, prove a água para ver se é mesmo necessário mais. Na minha experiência 1 col de sopa de sal como manda a receita é muito, coloco 1 col de sobremesa.

É sempre mais fácil acrescentar do que retirar-lo.


Coloque no pote os legumes cortados e a água com sal até que a água cubra os vegetais, caso não aconteça adicione o quanto baste para cobrir de água sem cloro.

Deixei um dedo de espaço entre os vegetais e a tampa do pote.


*Caso esteja a usar um pote que faz pressão a vácuo, é necessário abrir diariamente o vidro para retirar a pressão que a fermentação acumulará nos primeiros dias.


Espere. De 5 a 7 dias pode provar, dar mais uns dias e provar novamente até encontrar o sabor que mais lhe agrada, pois ele varia conforme o tempo de fermentação. As minhas Salmouras ficam no ponto que gosto após 3 semanas! É incrível que a cor se mantem linda depois de tanto tempo!

Há pessoas que preferem mais forte e ácido e para isso é preciso mais tempo de fermentação (semanas ou meses - dependendo da temperatura do ambiente). Junto com o sabor a textura se altera, começando crocante e amolecendo gradualmente. O ritmo de fermentação será mais rápido num ambiente mais quente e mais lento num ambiente mais frio. Se desejar abrandar a fermentação coloque num ambiente mais frio.


Desfrute! Gosto também de comê-lo quando jovem e ir apreciando a evolução do seu sabor ao longo das semanas (ou meses caso faça em maior quantidade como é o caso agora).

A água que fica depois pode ser usada para temperar saladas ou salgar sopas é riquíssima em pré e probióticos que fortalecem e tonificam o sistema digestivo e por consequência imunitário (imunológico).


Uma regra a ter em conta!

Ao salgar utilize MAIS sal em ambientes quentes (Verão) para abrandar a ação dos microorganismos e MENOS sal no Inverno.


Alterações à superfície. Leveduras e bolores são comuns pelo oxigênio que se mantem na superfície do frasco. Eles nada mais são do que um florescimento normal pelo contato com o ar. Caso se depare com ele em seu frasco, basta retirar e descartar a camada superior. Regra geral, os vegetais fermentados que se encontram por baixo terão um aspeto, um cheiro e um sabor perfeitamente normais.

Ao retirar este crescimento da superfície ele pode se desfazer, tornando-se impossível retirado por completo. Não se preocupe, com as medidas preventivas que envolvem uma alimentação saudável, as boas bactérias que está a cultivar no seu intestino irão fazer a sua parte para manter o terreno (organismo) saudável!


Desenvolva um ritmo. Comece uma nova leva antes da anterior acabar. Tente alguns sabores, combinações e estilos de cortes diferentes para ir variando.


Variações:

Use a sua criatividade!


Boas Experiências!


*Receita extraída do livro: Os segredos da Fermentação de Sandor Ellix Katz, ed: Lua de Papel

com pitadas da minha própria experiência!


Espero que gostem e se tiverem alguma dúvida podem me escrever.



34 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Ana Ruth Brito
Ana Ruth Brito
Oct 07, 2021

Essa receita das salmouras é fácil e quero incluir na nossa rotina de alimentação. Pois facilita para quem tem pouco tempo para as preparações diárias. Pergunto se com milho congelado também é possível? Parabéns pela imagem também.🥕

Like
bottom of page